A Transumância da Serra da Estrela
Inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial 2025
O termo transumância deriva do latim “trans” (através) e “húmus” (terra), ou seja, atravessar as terras. Ele se refere a um sistema de mobilidade cíclica e sazonal de rebanhos, guiados por pastores, entre diferentes terras de pastagens. A transumância da Serra da Estrela é a última ainda ativa de forma comunitária no país.
A transumância da Serra da Estrela é vertical e essencialmente de verão. Ela é tecnicamente conhecida como transterminância, pois envolve deslocamentos de curta distância entre territórios limítrofes. Este movimento se dá principalmente na paisagem protegida do Parque Natural da Serra da Estrela e envolve ovinos e caprinos de raças autóctones. A transumância continua ativa na metade centro-sul da Serra da Estrela, território dos municípios de Seia, Gouveia, Manteigas e Covilhã. Ela está pautada por quatro momentos principais, as romarias, a subida, a serra e a descida, e culmina com a permanência dos rebanhos e pastores na serra durante o período do verão.
A transumância envolve uns 30 a 50 pastores anualmente. Eles a consideram como necessária para o bem-estar dos animais e a vitalidade dos solos. A transumância é uma componente ecológica fundamental do ecossistema serrano.




A candidatura da Transumância da Serra da Estrela ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial foi elaborada pela RHE Initiative em parceria com a Trans Húmus. Ela decorreu de um intenso trabalho de campo e sistemática pesquisa documental de cinco meses (fevereiro-junho 2024) e compreendeu investigação etnográfica, entrevistas, observações, inventariação audiovisual, grupos focais comunitários e levantamento documental. Participaram no processo as comunidades transumantes, representantes de baldios, representantes associativos, associações ambientais, instituições museológicas, câmaras municipais e autoridades ambientais e florestais.
Assista
Inventário da Transumância da Serra da Estrela
Cliente: CIMBSE (Portugal)
Contrato: dezembro de 2023
Submissão: julho de 2024