top of page

Pintar e Cantar dos Reis

Pintar e Cantar dos Reis é uma festividade anual que simbolicamente celebra a chegada dos Reis Magos a Jesus com cantos de porta em porta e desenhos em Alenquer. Esta festividade ocorre na noite de 5 para 6 de janeiro, o Dia dos Reis ou a Epifania no calendário cristão. Ela encerra a programação natalina de Alenquer, que se inicia com a inauguração do Presépio em 30 de novembro.


Cantar de porta em porta em grupos para celebrar os Reis é uma prática antiga em Portugal e faz parte das celebrações da Epifania em diversos países de tradição cristã. No entanto, os desenhos são uma particularidade da festividade de Alenquer.


Os grupos conhecidos como Grupos Reiseiros reúnem-se em pontos tradicionais de encontro de suas localidades (como praças ou cafés locais) na véspera do Dia dos Reis. De forma rápida e espontânea, os papéis de cantores (cantores-reiseiros) e pintores (pintores-reiseiros) são distribuídos entre os membros e os grupos saem às ruas sem qualquer ensaio prévio.


Os pintores seguem à frente, em silêncio, com pincéis, lanternas e tintas tradicionais. Eles decoram fachadas, paredes e portas com as cores vermelho (simbolizando vida e alegria) e azul (representando tristeza e morte). Quando uma casa está de luto, apenas a cor azul é utilizada. Os desenhos representam ícones locais para celebrar as famílias das casas ou os Reis Magos, como corações duplos e vasos floridos, que simbolizam, por exemplo, um casamento recente.


Atrás dos pintores, um coro de cantores entoa canções tradicionais inspiradas na jornada imaginada dos Reis Magos até Belém. As versões variam em letras, melodias e versos, de acordo com a tradição oral de cada Grupo Reiseiro. A apresentação pode acontecer de porta em porta ou em espaços públicos centrais.


Embora tenha raízes na tradição religiosa, o Pintar e Cantar dos Reis tornou-se um evento secularizado nos tempos modernos. Essa festividade fortalece a coesão social e o senso de pertença nas comunidades de Alenquer. Ela reflete o espírito natalino de união e solidariedade, celebrando os vizinhos por meio dos Grupos Reiseiros.


A candidatura do Pintar e Cantar dos Reis à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade foi elaborada pelo Município de Alenquer com a assessoria da Quaternaire Portugal e da RHE Initiative, responsável pelas orientações científicas, o controle de qualidade e a elaboração dos formulários de candidatura.


Clientes: Quaternaire Portugal / Município de Alenquer (Portugal)
Contrato: setembro de 2024
Submissão: março de 2025

  • LinkedIn
  • Vimeo

© 2025 RHE Initiative - Cultura, Ambiente, Território

​

bottom of page