ERASMUS+ CRAVT
Artesanato, Património Imaterial e Empreendedorismo Social
Roménia - Portugal - Espanha - Moldávia - Ucrânia
O artesanato tradicional é um património cultural imaterial. Ele contribui para a coesão social e subsistência de muitas comunidades. A Moldávia e a Ucrânia possuem uma rica tradição artesanal que está com frequência associada a comunidades rurais desfavorecidas. A transmissão entre gerações dessa tradição está, contudo, a falhar devido à instabilidade geopolítica local, aos baixos rendimentos da atividade de artesão e ao êxodo rural.
Financiado pelo fundo europeu ERASMUS+, o projeto CRAVT ambiciona estruturar um programa de ensino profissional nos dois países para formar novos artesãos e criar oportunidades económicas nas comunidades rurais.
%2C%20%C2%A9%20Iasi%20County%20Ce.jpg)
CRAVT é um projeto interdisciplinar de cooperação que combina entidades de investigação e de ensino, organizações não-governamentais e pequenas empresas. Ele se propõe a integrar os princípios comunitários da salvaguarda do património cultural imaterial a metodologias educativas formais da formação profissional, do empreendedorismo social e da transformação digital para assegurar a transmissão sustentável e viabilidade económica dos ofícios tradicionais.
CRAVT ambiciona estabelecer um modelo de boas práticas para a valorização económica do património cultural imaterial no respeito dos princípios estabelecidos pela Convenção de 2003 da UNESCO.

A RHE Initiative compõe o consórcio portador do projeto CRAVT. Ele reúne nove parceiros de Portugal, Espanha, Roménia, Moldávia e Ucrânia para desenvolver ações de investigação, partilha de experiência e formação. A RHE Initiative aporta sua expertise em matéria de salvaguarda do património cultural imaterial e investigação participativa.
CRAVT é financiado pelo programa ERAMUS+ de Reforço de capacidades no EFP na Vizinhança Oriental
CRAVT - do património imaterial ao empreendedorismo social. Programa de EFP em artesanato na Vizinhança Oriental (Moldávia e Ucrânia)
Coordenador: Academia Romana Filiala Iasi (Roménia)
Parceiros: RHE Initiative (Portugal), Universidad de Cordoba (Espanha), On Projects (Espanha), Centro Nacional de Salvaguarda e Promoção do Património Cultural Imaterial (Moldávia), Associação Comunitária Mulher Rural (Moldávia), Colégio de Artes Nicolae Botgros (Moldávia), Development Centre "Democracy through Culture" (Ucrânia), e Universidade Nacional Yuriy Fedkovych de Chernivtsi (Ucrânia)
Implementação: 01/01/2026 - 31/12/2028

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.